O truque inteligente de cintilografia óssea que ninguém é Discutindo



Fase tardia: São imagens do corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, sendo possível, em quadros selecionados, ser necessária a aquisiçãeste por imagens Ainda mais tardias.

Será realizada injeçãeste na veia com agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado com tecnfoicio). A dose por radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), usando probabilidade quase nula do reação alérgica.

Este osso é o local Ainda mais comum de câncer do mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braçeste. Quem tem câncer de mama secundário pelo osso Têm a possibilidade de ter multiplos sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem muito natural e os sintomas podem ser controlados, assim sendo a importância do criar ESTES exames tais como a cintilografia óssea de modo a investigação e estadiamento.

Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestão do amplamente liquido, devendo aguardar por 3 à 5 horas para o incio da aquisição das imagens.

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA De modo a GUIAR A RETIRADA Do IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Espécie II-III D M A Fraturas Espécie IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. ESPÉCIES de fraturas fragmentos, sua fixaçãeste conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedavel por tfoicnica atraumática e mobilização articular precoce (). A reduçãeste anatômica dos fragmentos É possibilitado a trazer certos inconvenientes, como seqüela vascular e dificuldade por movimentaçãeste da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (nove). Em termos biomecânicos, ESTES mfoitodos por fixação biológicos sãeste suficientemente fixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso habilidade por suportar carga desprovido impedir a reparação tecidual. A osteossíntese utilizando HIB é considerada atualmente este método de eleição de modo a o terapia DE fraturas diafisárias do fêmur (,), como os fragmentos sãeste fixados do modo Muito mais fisiológico, ou mesmo que, confere maior estabilidade aos fragmentos, lesa menos a tua vascularizaçãeste, com eliminar o hematoma da fratura, o de que promove a FORMATOção mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado através cintilografia óssea trifásica, através menor intensidade por captaçãeste do traçador nos pacientes submetidos a o presente Espécie do procedimento (tabela ). Somente seis,7% Destes pacientes submetidos à fixaçãeste utilizando HIB apresentaram aumento moderado da remodelaçãeste óssea pelo local da fratura e ESTES demais, exclusivamente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, de que leva à hipertrofia este calo ósseo (), este que pode ser a explicação de modo a este aumento do captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelação foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes usando HIB foram Ainda mais discretas e ocorreram em 1 menor número do pacientes em comparaçãeste usando os submetidos à PP, indicando de que este calo ósseo no primeiro mfoitodo de fixação estava sofrendo menor movimentação de que não a do compressão, permitindo, por isso, óptima consolidaçãeste do local da fratura (gráfico ).

É 1 Espécie de exame do diagnóstico por imagem qual avalia a função de todas as estruturas ósseas do esqueleto. Quais as indicações da cintilografia óssea?

De modo a realizar o exame é injetado na veia do paciente 1 material radioativo, ao absorver esse radiofármaco o organismo emite radiação qual é detectada por uma câmera que transmite as imagens de modo a a tela do computador. Nãeste há riscos posteriores à realizaçãeste da cintilografia óssea.

Atençãeste: Este exame é contra-indicado para gestantes e de modo a aquelas que estão amamentando, por medidas do proteçãeste radiológicas, não venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

 Se você é diagnosticado usando câncer, as metástases ósseas podem, às vezes ser encontradas previamente do provocar quaisquer sintomas. Seu médico poderá solicitar exames como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou nãeste) do metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes pode mostrar pontos por metástase óssea qual ainda nãeste estãeste provocando qualquer sintoma.

Medicina Nuclear Diagnóstico A pop para este site MND oferece a clínicos e pacientes exames da Muito mais alta tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o mesmo nível tecnológico DE melhores instituições do país e do mundo em sua própria especialidade.

A cintilografia óssea detecta metástases ósseas vindas de tumores gerados em outros órgãESTES tais como pulmãeste, próstata ou mama, também Facilita a detectar tumores ósseos, infecções ou inflamações nos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresses em atletas, para além por avaliações do próteses ósseas.

Download "Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada do implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Cintilografia é este nome genérico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade do medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, qual é o primário fenômeno no processo de formaçãeste da imagem, a partir da radiaçãeste emitida pelo órgãeste de que está a ser examinado. Para de que os diferentes órgãos do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário fazer com que os materiais radioativos empregados cheguem até os mesmos. Para isso, utilizamos elementos radioativos que apresentam afinidade natural ou que esses elementos estejam ligados a substâncias de que tem afinidade por esses órgãos.

Endereço de modo a correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviçeste por Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + 9 -, Recebido em //. Aprovado para publicação em 9//. Copyright RBO lográficas moderadas e MANEIRAção anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes com HIB indicam que o Género de fixação leva a menor exigência mecânica do calo ósseo usando remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando sua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Blogar nãeste ocorreu nos pacientes usando PP, talvez devido a uma maior movimentaçãeste Destes fragmentos ósseos permitida por nosso material. Esta movimentaçãeste sugere que nosso Genero do fixação talvez nãeste seja este Ainda mais fisiológico, não proporcionando à fratura condições adequadas para se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail Leitura recomendada (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

O nível de radiaçãeste injetada pelo paciente é mínimo e não proporciona nenhum estrago. A cintilografia óssea É possibilitado a ser realizada em hospitais ou em laboratórios de imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *